Apresentação sumária Projeto idealizado por Maria Albertina de Oliveira Martins Nogueira
What – O que será feito?
Será desenvolvido um Projeto para qualificar mulheres e homens, socialmente vulneráveis, acima de 18 anos de idade, com dificuldades no acesso ao mercado de trabalho e às oportunidades de qualificação.
Este Projeto, inserido na vertente da educação para o empreendedorismo e/ou empregabilidade, foi inspirado no Projeto Saber Ser, Saber Fazer, realizado em Portugal pela Associação Humanidades1.
O Projeto Saber Ser/Saber Empreender irá aperfeiçoar competências pessoais e profissionais dos participantes, por via de ações de formação de caráter técnico, conceitual e comportamental, associadas a programas de coaching e mentoria.
Mediante processo de recrutamento e seleção, serão constituídas turmas, formadas de 15 a 30 participantes/turma.
Cada turma terá a duração de 300 horas/aula. Estas horas serão distribuídas em quatro meses.
A implementação do Projeto Saber Ser/Saber Empreender em conformidade com a Agenda 2030, será pautada estrategicamente em cinco dimensões: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria.
Estamos receptivos a firmar Parcerias de Desenvolvimento – PD, para a viabilidade prática do mesmo.
Who – Quem será o responsável?
O Projeto terá uma Coordenação Geral que partilhará com a Coordenação Técnica, mais a Coordenação Administrativa e a Coordenação Financeira, a responsabilidade pelos trabalhos pertinentes ao Projeto.
Será constituída uma equipe formada por facilitadores/instrutores/treinadores, psicóloga/a, coaches, mentores, assistentes administrativos, contador/a, advogado/a, assessoria de marketing e de imprensa.
Será também definida uma Metodologia de Monitoramento e Avaliação do Projeto, para facilitar o alcance dos objetivos, bem como os resultados, prazos e situação global de todo o processo do Projeto (equipe responsável, indicadores, meios de verificação, recursos previstos).
Serão criados instrumentos específicos, como por exemplo, Balanço de Competências. A citada metodologia ficará a cargo, preferencialmente, de um centro de pesquisa de notório reconhecimento.
When – Quando será feito?
Este item, incluindo a cronologia, será elaborado com as Parcerias de Desenvolvimento, com as quais serão feitos os ajustes necessários a viabilização do Projeto, sem adulterar a finalidade e o objetivo do mesmo.
Where – Onde será feito?
A abrangência territorial deste Projeto será a nível nacional, sendo que a turma piloto acontecerá no Rio de Janeiro.
As atividades serão realizadas nas instalações de instituições públicas e/ou privadas que entrarão no Projeto como Parceiras de Desenvolvimento.
Why – Qual o motivo de ser feito?
De acordo com o diagnóstico revelado, em 2015, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil encontra-se entre os 10 países mais desiguais do mundo, tendo sofrido um agravamento das desigualdades social e de gênero.
A propósito deste drama, o país, ao lado de 192 estados-membros das Nações Unidas, durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2015, assumiu o compromisso de adotar políticas públicas estruturadas para colocar em prática os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ODS, constantes na Agenda 2030, acordados na mencionada cúpula.
Neste contexto o Projeto Saber Ser/Saber Empreender, visa atender diretamente o preconizado em 7 dos 17 ODS, com maior ênfase ao combate à pobreza e à desigualdade de mulheres e homens.
No entanto, em decorrência dos temas abordados no Projeto, espera-se, numa perspectiva sistêmica, que os 10 objetivos restantes, indiretamente, também sejam trabalhados.
Segue infra, um resumo dos 7 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 que este Projeto pretende alcançar:
Objetivo 1: Erradicar a pobreza
• “Até 2030, aumentar a resiliência dos mais pobres e em situação de maior vulnerabilidade (…)”. • “(…) implementar programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões (…)”
Objetivo 2: Educação de Qualidade
“Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilitações relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo (…)”
“(…) Até 2030 garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável (…).
Objetivo 3: Igualdade de Gênero/Igualdade de Mulheres e Homens*
“(…) Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, económica e pública (…)”
Objetivo 4: Trabalho Digno e Crescimento Económico
“(…) Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive através do acesso aos serviços financeiros (…)”
Objetivo 5: Reduzir as Desigualdades
“( ) Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra (…)
Objetivo 6: Produção e Consumo Sustentáveis
“(…) Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e consciencialização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza (…)” Consumo responsável.
Objetivo 7: Paz, Justiça e Instituições Eficazes
• “(…) Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas – Transparência pública (…)”. • “(…)
Garantir a tomada de decisão responsável, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis (…)”.
Ressalta-se que o Pacto Mundial para o Emprego da Organização Internacional do Trabalho [OIT], confere maior robustez à justificativa do projeto Saber Ser/ Saber Empreender.
How – Como será feito?
Desenvolvimento do Projeto Saber Ser/Saber Empreender – em linhas gerais
Uma vez definidos os Parceiros de Desenvolvimento/PD*, todas as ações serão decididas de comum acordo, mas em linhas gerais são as seguintes:
• *Constituição da Parceria de Desenvolvimento/PD, podendo incluir Universidades/Centros de Estudos/Associações/Homens do Lar;
• Definição do orçamento do Projeto;
• Definição do cronograma do Projeto;
• Realização dos ajustes necessários a viabilização do Projeto, sem adulterar a finalidade e o objetivo do mesmo;
• Definição das funções e responsabilidades (direitos e deveres) de cada integrante da PD;
• Definição das responsabilidades, atribuições e perfil dos agentes/equipe técnica junto ao Projeto;
• Realização do Recrutamento e seleção da equipe técnica/Grupo de Trabalho;
• Realização seminários sobre a temática para os membros do Grupo de Trabalho-GT;
• Elaboração de material didático pedagógico para os módulos do Projeto;
• Formação de multiplicadores do Projeto;
• Definição dos critérios para a avaliação/acompanhamento do Projeto e dos membros do GT e da PD;
• Realização do Recrutamento e seleção dos alunos/formandos que irão participar do Projeto Saber Ser/Saber Empreender;
• Cerimônia de abertura do Projeto;
• Início dos Módulos,
• Elaboração de manuais e vídeos didáticos pedagógicos para a disseminação do Projeto;
• Divulgação deste Projeto e de seu resultado junto aos meios de comunicação de massa (entrevistas, talk show etc.);
• Divulgação das ilações do Projeto em congressos, nas escolas e universidades;
• Seminário de encerramento do Projeto;
• Relatório final do Projeto.
O modelo de intervenção
O modelo de intervenção deste do Projeto Saber Ser/Saber Empreender encontra-se estruturado em Sete Pilares e em Sete Momentos articulados, conforme descrição a seguir.
Os 7 Pilares
- Recursos Humanos
- Recursos Financeiros
- Recursos Materiais
- Logística
- Canal de Relacionamento
- Controle
- Avaliação
Os 7 Momentos – Atividades Estratégicas com os/as participantes.
1º – Preparação
2º – Iniciação
3º – Descoberta (Cuidando do Ser + Expressando o Ser)
4º – Valorização
5º – Instrumentalização
6º – Planejamento
7º – Ação
As estratégias e os procedimentos pertinentes aos 7 Pilares e aos 7 Momentos serão detalhados no corpo do Projeto, especificadas em um cronograma.
O Projeto contempla a formação de multiplicadores locais dando sustentabilidade e autonomia para a continuidade do trabalho.
Ainda no que diz respeito aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ODS, o Projeto Saber Ser/Saber Empreender contempla um espaço dedicado especificamente ao Objetivo 5:
Igualdade de Gênero
“(…) Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública (…)”.
Nomeadamente para o Objetivo 5:
Igualdade de Gênero, o curso Empoderar para Liderar, poderá integrar o Projeto Saber Ser/Saber Empreender.
Este curso irá trabalhar, junto a mulheres, três eixos altamente desafiantes e que estão estreitamente interligados:
• O empoderamento da mulher.
• O empreendedorismo no feminino.
• A não gendarização do tempo.
How much – Quanto custará?
Orçamento – Custo Global
Este item, será elaborado com as Parcerias de Desenvolvimento, com as quais será feito o orçamento do Projeto, sem adulterar a finalidade e o objetivo do mesmo.
Entre em contacto para mais informações.