Skip to content

Projeto O Salto das PodeRosas®

Apresentação sumária – Projeto idealizado por Maria Albertina de Oliveira Martins Nogueira

What – O que será feito?

O Projeto O Salto das PodeRosas® é uma iniciativa idealizada por Maria Albertina de Oliveira Martins Nogueira.

Este Projeto irá aperfeiçoar competências pessoais e sociais de mulheres para o exercício de atividade político partidária, no Brasil.

É um Projeto que vai capacitar mulheres que já tenham a pretensão de concorrer a cargos políticos, por via de processo eleitoral e mesmo as que, já estando no exercício de cargo político, pretendam aperfeiçoar suas competências.

Um dos resultados deste Projeto é que o mesmo irá contribuir para aumentar o percentual de mulheres ocupando cargos de representação e de decisão, nomeadamente no âmbito político partidária.

O referido aumento acontecerá a partir de um curso de capacitação de mulheres denominado O Salto das PodeRosas®.

Este curso foi estruturado de modo a impulsionar o interesse de mulheres a participar ativamente nos processos de tomada de decisão, nas instâncias públicas de grande amplitude, nomeadamente na esfera político-partidária.

O curso O Salto das PodeRosas®, pretende trabalhar o empoderamento da mulher, através do autodescobrimento, associado ao alargamento de suas competências para uma mobilização mais efetiva de seus recursos internos e externos, visando alcançar metas desafiantes.

O Salto das PodeRosas® propõe-se a aperfeiçoar a dimensão emocional das participantes, com reflexos positivos na autoestima, na capacidade de resiliência e no bem-estar das mesmas, na perspectiva da Psicologia Positiva de Martin Seligman.

Serão adotados como suporte programas de coaching e de mentoria.

O Projeto O Salto das PodeRosas® tem como proposta de valor contribuir para que as participantes consigam dar o salto existencial qualitativo, assumindo de modo autônomo, o controle de suas vidas, podendo ter a escolha de participar ativamente nas esferas política e econômica do país.

O Salto das PodeRosas® está fundamentado no Objetivo 5: Igualdade de Gênero – Igualdade de Mulheres e Homens, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ODS, da Agenda 2030 da ONU:
“(…) Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública (…)”.

Ressalta-se que, numa perspectiva sistêmica, os 16 ODSs restantes, indiretamente, também serão trabalhados.

O Projeto O Salto das PodeRosas® está ainda respaldado nos Sete Princípios de Empoderamento das Mulheres, associados à Agenda 2030, da ONU.

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) integram um conjunto de recomendações para o meio empresarial sobre como conferir poder às mulheres.

Mediante processo de recrutamento e seleção, dirigidas a mulheres acima de 18 anos, serão constituídas turmas, formadas de 10 a 25 participantes / turma.

Cada turma terá a duração de 30 horas/aula.
A implementação do Projeto O Salto das PodeRosas® , em conformidade com a Agenda 2030, será pautada estrategicamente em cinco dimensões: – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria.

Estamos receptivos a firmar Parcerias de Desenvolvimento – PD, para a viabilidade prática do mesmo.

Who  – Quem será o responsável?

O Projeto terá uma Coordenação Geral que partilhará com a Coordenação Técnica, mais a Coordenação Administrativa e a Coordenação Financeira, a responsabilidade pelos trabalhos pertinentes ao Projeto.

Será constituída uma equipe formada por facilitadores / instrutores / treinadores, coaches, mentores, assistentes administrativos, contador/a, assessoria de marketing e de imprensa.

Será também definida uma Metodologia de Monitoramento e Avaliação do Projeto, para facilitar o alcance dos objetivos, bem como os resultados, prazos e situação global de todo o processo do Projeto (equipe responsável, indicadores, meios de verificação, recursos previstos).

Serão criados instrumentos específicos, como por exemplo, Balanço de Competências. A citada metodologia ficará a cargo, preferencialmente, de um centro de pesquisa de notório reconhecimento.

When – Quando será feito?

Este item, incluindo a cronologia, será elaborado com as Parcerias de Desenvolvimento, com as quais serão feitos os ajustes necessários à viabilização do Projeto, sem adulterar a finalidade e o objetivo do mesmo.

Where – Onde será feito?

A abrangência territorial deste Projeto será a nível nacional, sendo que a turma piloto acontecerá no Rio de Janeiro. As atividades serão realizadas nas instalações de instituições públicas e/ou privadas que entrarão no Projeto como Parceiras de Desenvolvimento.

Why – Qual o motivo de ser feito?

O Projeto O Salto das PodeRosas®, fundamentado no Objetivo 5: Igualdade de Gênero – Igualdade de Mulheres e Homens, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ODS, da Agenda 2030/ONU, justifica-se porque, apesar dos países membros da ONU, terem assumido o compromisso de implementar medidas para o empoderamento da mulher, com vistas a maior participação das mesmas em cargos de representação e de decisão, ainda é um grande desafio a ser superado, tendo em conta que o número de mulheres ocupando cargos de representação, nomeadamente cargos políticos, continua bem inferior1, comparado com os homens, ou seja, somente 10% das mulheres estão ocupando cargos políticos, percentual ainda longe dos 30% estabelecidos em norma.

Este cenário tende a comprometer seriamente:
• O respeito ao princípio da igualdade de direitos e deveres e de dignidade humana;
• A qualidade e o nível de vida da mulher;
• A representatividade da mulher no cenário político;
• O reconhecimento da mulher na esfera pública.

How – Como será feito?

Desenvolvimento do Projeto O Salto das PodeRosas® – em linhas gerais

Uma vez definidos os Parceiros de Desenvolvimento/PD*, todas as ações serão decididas de comum acordo, mas em linhas gerais são as seguintes:
• *Constituição da Parceria de Desenvolvimento/PD, podendo incluir Universidades/Centros de Estudos/Associações/Homens do Lar;
• Definição do orçamento do Projeto;
• Definição do cronograma do Projeto;
• Realização dos ajustes necessários a viabilização do Projeto, sem adulterar a finalidade e o objetivo do mesmo;
• Definição das funções e responsabilidades (direitos e deveres) de cada integrante da PD;
• Definição das responsabilidades, atribuições e perfil dos agentes/equipe técnica junto ao Projeto;
• Realização do Recrutamento e seleção da equipe técnica/Grupo de Trabalho;
• Realização de trabalhos para a formação de multiplicadores do Projeto;
• Realização seminários sobre a temática para os membros do Grupo de Trabalho-GT;
• Elaboração de material didático pedagógico para o Curso O Salto das PodeRosas®;
• Definição dos critérios para a avaliação/acompanhamento do Projeto e dos membros do GT e da PD;
• Realização do Recrutamento e seleção das mulheres que irão participar do curso O Salto das PodeRosas® ;
• Cerimônia de abertura do Projeto;
• Início do Curso O Salto das PodeRosas® ,
• Definição dos mecanismos de intervenção para a mudança, como por exemplo, a criação de estratégias para substituir a lógica de ajuda por atitude de partilha dos trabalhos domésticos não remunerados;
• Elaboração de manuais e vídeos didáticos pedagógicos para a disseminação do Projeto;
• Divulgação deste Projeto e de seu resultado junto aos meios de comunicação de massa (entrevistas, talk show etc.);
• Divulgação das ilações do Projeto em congressos, nas escolas e universidades;
• Seminário de encerramento do Projeto;
• Relatório final do Projeto;
• Acompanhamento do percentual de mulheres candidatas e eleitas em cargos políticos.

O modelo de intervenção

O modelo de intervenção do curso O Salto das PodeRosas® encontra-se estruturado, em linhas gerais, da seguinte forma:

Contextualização

O Salto das PodeRosas® foi concebido porque acreditamos no poder pessoal do ser humano e, neste Projeto em especial, acreditamos no poder pessoal das mulheres, mulheres que, quando PodeRosas, Influenciam, quando PodeRosas tomam Decisões e ainda que, quando sabem gerir bem o seu poder, mulheres PodeRosas obtêm Resultados…

Resultados – Metas: Definem o que querem; Como querem; Quando querem… Vão ao encontram do que querem e do que acreditam.
PodeRosas definem estratégias…conquistam e celebram os êxitos… PodeRosas Lideram… PodeRosas se Renovam.

Este curso abordará variadas situações reveladoras do poder feminino, capacitando as mulheres que pretendam ingressar na vida política e mesmo as que, já estando no exercício de cargo político pretendam aperfeiçoar suas competências.

Objetivo do Curso

Aperfeiçoar as competências de auto-maestria e de liderança, inerentes às diversas dimensões existenciais das participantes, a partir da mobilização dos recursos internos e externos das mesmas.

Resultados Esperados

Como resultado espera-se que este curso contribua para maior participação da mulher em cargos de representação, tendo em conta a melhoria no nível das seguintes competências:
• Melhoria da autoestima;
• Melhoria do seu marketing Pessoal;
• Capacidade de resiliência;
• Melhoria da comunicação em contexto pessoal e profissional.

Espera-se ainda melhoria no âmbito do seu marketing pessoal e uma postura mais otimista, entusiasta e proativa no existir.

Observações:

1 – O Itinerário didático pedagógico (conteúdo programático, metodologia etc.), a desenvolver com as destinatárias será apresentado no momento da candidatura do Projeto.
2 – O Projeto O Salto das PodeRosas®, contempla a formação de multiplicadores locais, dando sustentabilidade e autonomia para a continuidade do trabalho.
3 – Será elaborado um Relatório Final inerente ao Projeto.

How much – Quanto custará?

Orçamento – Item a ser elaborado em parceria
Este item, será elaborado com as Parcerias de Desenvolvimento, com as quais será feito o orçamento do Projeto, sem adulterar a finalidade e o objetivo do mesmo.

Entre em contacto para mais informações.

Primary Sidebar