Coaching
Coaching é um programa estruturado que acompanha o Cliente/Coachee durante o seu percurso profissional/existencial, dando-lhe apoio em direção a um objetivo estabelecido e validado pelo mesmo.
O coaching possibilita que o cliente assuma o compromisso de adotar comportamentos que impulsionem a sua mudança do ponto A para o ponto B, ou seja, da Situação Atual para a Situação Futura.
No contexto corporativo o alcance deste objetivo pelo cliente ocorre a partir do aperfeiçoamento de suas competências, de seus saberes – conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como da respectiva aplicação dos mesmos, em prol do alcance da estratégia de competitividade da Organização.
Não raro verifica-se que o cliente já detém estes saberes e o desafio é a mobilização dos mesmos, de modo a agregar valor ao negócio. Este desafio tem sido superado com o coaching.
No coaching são usadas ferramentas que ajudam o cliente no aperfeiçoamento e na mobilização de competências, com vistas à melhoria do desempenho e da produtividade, associadas a uma melhor qualidade de vida.
O impacto do coaching na melhoria dos resultados e da competitividade corporativa tem sido tão evidente que as empresas, cada vez mais, adotam o coaching nos processos estratégicos de Recursos Humanos.
Realizar o objetivo estratégico da organização representa uma conquista do cliente e, no modelo de coaching adotado pela Estratégia & Resultado®, esta conquista é sustentada em três pilares básicos, denominado o Triângulo da Mudança: Descobrir, Valorizar e Agir.
O Triângulo da Mudança: Descobrir, Valorizar e Agir.
1 – O Descobrir indica que tudo começa pela conscientização das seguintes questões preliminares:
O que realmente eu quero (O que o Cliente quer);
Onde estou agora (Onde se encontra o Cliente);
Para onde eu quero ir (Para onde o Cliente quer ir);
Como eu posso chegar lá (O que o Cliente precisa fazer para chegar lá).
Este Descobrir envolve também a identificação de barreiras que podem impedir o alcance do objetivo transcrito em meta. (Que barreiras me impedem de alcançar o meu objetivo/meta).
E vai além com o seguinte questionamento: como gerir estas barreiras? (Como vou lidar com estas barreiras).
Coaching é escolha, escolha consciente. Coaching é decisão e, como toda decisão, tem consequências. Assim, há que avaliar os prós e os eventuais contras.
Esta avaliação torna relevante que o cliente Descubra qual o impacto que o objetivo/meta a ser alcançada terá, ou poderá vir a ter, em todas as dimensões da sua vida? (Quais as consequências que o alcance do objetivo terá na minha vida).
E encerrando esta etapa do Descobrir, surge a pergunta: como o cliente vai Descobrir que chegou lá? (Que sinais me indicarão que eu alcancei o meu objetivo).
2 – O Valorizar tem a ver com a identificação e com uma atitude de reflexão do cliente sobre os valores que sustentam o que realmente o cliente quer, ou seja, o quão importante é aquele objetivo. (Qual o significado e o sentido que o objetivo tem para mim).
Nesta perspectiva, o Coaching nos remete aos termos Significado e Sentido, uma vez que, dependendo do significado que aquele objetivo tiver para o cliente, fará maior ou menor sentido, ele investir a sua energia para o alcance do objetivo.
Por exemplo, pode acontecer que o cliente chegue à conclusão de que um determinado objetivo tem pouco ou nenhum significado/valor para ele e assim, o cliente não vê sentido em se engajar para alcançar o mencionado objetivo.
Por isso, o Valorizar é um dos pilares básicos de um processo de coaching.
Para o cliente investir sua energia anímica, o seu tempo e o seu dinheiro, num programa de coaching ele precisa validar o objetivo.
Porém, o cliente só confere validade ao objetivo se o mesmo faz sentido para ele, ou seja, só quando o cliente tem uma percepção do valor que lhe trará o alcance do objetivo.
E este princípio da validade é bastante notório quando o objetivo tem origem na área corporativa.
A título de exemplo, em Processos de Avaliação de Desempenho é condição sine qua non que o cliente/colaborador esteja convicto do quão relevante é ele sair do ponto A – situação atual e ir para o ponto B – situação futura.
Por este motivo a validação é também fundamental para o êxito do programa de coaching.
Ela é a base para o terceiro pilar do Triângulo da Mudança: O Agir
3 – O Agir significa o cliente colocar em prática tudo o que é necessário para atingir o objetivo/meta que fora definida, significa agir para chegar lá.
Nesta etapa é elaborado um Plano de Ação constituído de atividades que o cliente se comprometerá realizar para alcançar o objetivo, agora já transcrito numa meta SMART.
Eis uma palavra que representa muito bem este pilar: Compromisso.
Compromisso do cliente em realizar as atividades que o mesmo validou em seu Plano de Ação. Compromisso que leve a Resultado, pois coaching é RESULTADO.
Resultado que depende de: Consciência, Compromisso e Ação!
O coaching ajuda a transformar sonhos em realidade e intenções em fatos.
E como sonho e intenção são inerentes a todas as áreas da existência humana, existem vários tipos de coaching, como por exemplo:
- Life/personal Coaching.
- Business Coaching.
- Executive Coaching
- Artístic Coaching.
- Team Coaching.
Cada uma das modalidades acima tem as suas especificidades.
No entanto, podemos dizer que o teor descrito no presente texto é transversal a todos os programas de coaching.
Assim, por exemplo, no Artist Coaching o objetivo do programa é acompanhar o cliente da área das artes numa experiência de descoberta pessoal profunda que o ajudará a conseguir o que ele pretende.
Esta descoberta envolve um mergulho no ser pelo próprio ser, e é este mergulho que permite a auto revelação dos recursos/talentos que o artista possui os quais, sendo mobilizados, permitem a obtenção de resultados concreto-tangíveis.
No Artist Coaching são usadas ferramentas que ajudam o artista a potencializar a sua criatividade, sua marca, sua originalidade, aumentando a autoconfiança e consequentemente o alcance, por exemplo, do reconhecimento e do sucesso.
Neste processo trabalha-se, ainda a mudança de padrões de pensamentos bloqueadores que impedem a transformação dos seus sonhos em realidade.
O coaching, embora passe pelos afetos, não é psicoterapia. Também não é consultoria, não é mentoria, não dá conselhos.
E quem acompanha o cliente de forma estruturada, “durante uma determinada fase de seu percurso existencial, dando-lhe apoio em direção ao seu objetivo”?
É o Coach, um profissional formalmente certificado para exercer a atividade em processos de coaching.
E como profissional precisa estar atento ao que preconiza o Código de Ética da profissão.
A Estratégia & Resultado® atua nas seguintes modalidades de coaching:
- Coaching para líderes
- Coaching de Carreira
- Team Coaching/Coaching para Equipes
- Business Coaching/Coaching de Negócios
Nossos programas de coaching incluem ferramentas de Assessment, tendo como suporte a metodologia DISC.
Os cursos e workshops da Estratégia & Resultado® apresentam a opção de programas de coaching, de grande auxílio para implementar o Plano de Melhoria definido pelos participantes, nos referidos eventos.
Entre em contacto para mais informações.